O que sabemos sobre o novo Coronavírus

O que sabemos sobre o novo Coronavírus

O que sabemos sobre o novo Coronavírus

Em 29 de dezembro de 2019, um hospital em Wuhan, na China, admitiu quatro pessoas com pneumonia e reconheceu que as quatro haviam trabalhado no Mercado Atacadista de Frutos do Mar de Huanan, que vende aves vivas, produtos aquáticos e vários tipos de animais selvagens ao público. O hospital relatou essa ocorrência ao CDC – China. Novos pacientes foram relacionados ao mercado e, a partir deste momento, teve início a disseminação da doença.

O Coronavírus é um vírus distribuído amplamente entre humanos, outros mamíferos e pássaros, que causam sintomas respiratórios, gastrointestinais e neurológicos. Seis espécies do Coronavírus são conhecidos como causadores de doenças em humanos. Cada pessoa doente transmite o vírus, em média, a outras 2,74 pessoas. Comparativamente, na pandemia de H1N1 em 2009, esta taxa foi de 1,5. Por isto a importância das medidas de prevenção.

O período de incubação, ou seja, o tempo entre o dia do contato com o paciente doente e o início dos sintomas, é, em média, de 5 dias para a COVID-19 com alguns relatos de 14 dias para este período. Provavelmente, os primeiros 3 a 5 dias de início dos sintomas são os de maior transmissibilidade.

Por isso, casos suspeitos devem ficar em isolamento respiratório desde o primeiro dia dos sintomas (febre, tosse, espirros, coriza, dificuldade respiratória e/ou diarreia), até serem descartados. Até o momento, a maioria dos casos apresenta-se de forma leve não necessitando de internação hospitalar, mas devendo permanecer em isolamento respiratório domiciliar.

A estratégia de enfrentamento é baseada em medidas de prevenção, contenção precoce, tratamento de suporte e isolamento dos casos e no seguimento dos seus contatos próximos. Dependendo do cenário, essa estratégia perde efetividade requerendo medidas mais integradas de monitoramento da situação epidemiológica.

Uma pandemia provoca repercussões sobre a saúde das pessoas, afeta a economia, o funcionamento de serviços essenciais e gera insegurança na sociedade. O Grupo Bradesco Saúde foi uma das primeiras organizações a publicar, tão logo declarada a situação pandêmica, um conteúdo prático aos seus segurados, por meio do portal bradescoseguros.com.br, com orientação à prevenção e cuidados sobre a pandemia.

Plano de Contingência nos locais de trabalho O Grupo Bradesco Saúde ciente de que o setor privado representa pilar essencial da sociedade pelos bens e serviços providos, considerando que produzi-los gera permanente contato da população por meio das relações empregado empregador e provedor-cliente e que há serviços básicos indispensáveis à sociedade em grande parte de seus clientes, apresenta a seguir um Guia Prático de elaboração de um Plano de Contingência para enfrentar a pandemia COVID-19, que permite preparar minimamente as empresas para mitigar o impacto que possa ocorrer como consequência desta pandemia.

Não espere mais faça uma cotação Bradesco Saúde online, CLIQUE AQUI!