Conviver com animais faz bem à saúde

imagem Pessoas com cachorro

Por que conviver com animais faz bem à saúde?

Grandes companheiros do dia a dia, os animais de estimação trazem alegria e proporcionam bem-estar para os seus donos. Saiba mais!

Ter um pet é um ato de amor que beneficia não só os bichinhos, mas também os seres humanos. Os laços de afeto dessa relação têm um grande impacto na saúde mental das pessoas que possuem um animal de estimação.

Uma pesquisa realizada pela Edellman Intelligence em parceria com a HABRI e a Mars Petcare revelou que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na companhia de um pet. Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como a depressão.

Abaixo preparamos um conteúdo com algumas informações.

Presentes na maioria dos lares brasileiros, os animais de estimação são excelentes companhias que podem trazer benefícios dos mais variados. Conviver com um animal é uma excelente oportunidade de viver mais e melhor.

O Brasil é o terceiro país com maior número de animais de estimação no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 140 milhões de pets vivem nos lares brasileiros e estão presentes em 48 milhões de domicílios no país.

A companhia dos animais de estimação

Ter um pet em casa é um ato de amor que beneficia não apenas os bichinhos, mas também os seres humanos. Segundo uma pesquisa realizada pela Edellman Intelligence em parceria com a Mars Petcare e a HABRI, 80% das pessoas se sentem menos sozinhas quando estão acompanhadas de algum animal de estimação em casa.

Além de fazer companhia, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como a depressão. E não para por aí. Confira abaixo algumas das vantagens e benefícios de ter um pet em casa:

1- Faz bem para a saúde

Cientistas buscam entender a relação entre a convivência com animais e os efeitos disso para a saúde não é de hoje. Em 1991, uma pesquisa de autoria do americano James Serpell mostrou que os participantes que tinham cães e gatos apresentaram melhora na saúde geral, em comparação com aqueles que não tinham animais de estimação.

2 – É uma excelente companhia para os maduros

Pessoas idosas que convivem com cachorros superam melhor a solidão. É o que sugere uma pesquisa publicada na revista científica Journal of Gerontology: Medical Sciences. A adoção de um cão ou um gato, é inclusive, frequentemente recomendada por médicos para afastar a depressão e a ansiedade.

Ainda de acordo com a pesquisa, há outros motivos para essa recomendação: conviver com um bichinho de estimação ajuda a manter atividades regulares, já que o animal é um dos motivos para se levantar da poltrona.

Além de fazer com que os mais maduros fiquem atentos às suas necessidades e às necessidades do pet, eles têm mais oportunidade de ter contato com outras pessoas, especialmente nos momentos em que saem com os bichos para passear.

Os pesquisadores estimam que a companhia de um gato ou cachorro represente um ganho de 22 minutos de caminhada por dia. Algo em torno de 2.760 passos a mais.

3 – Contribui com a saúde mental

Acariciar um bichano é praticamente um antídoto natural para se acalmar nos dias mais estressantes. A ciência já comprovou que, ao entrar em contato com os pets, o ser humano ativa o sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, responsável pelas emoções mais instintivas.

A partir desse contato, é possível liberar endorfinas, gerando a sensação de bem-estar, tranquilidade e disposição. Brincar com um bichinho também eleva os níveis de dopamina e serotonina, o que acalma e relaxa.

Em 2015, pesquisadores japoneses mostraram que o contato visual entre o cão e seu dono é capaz de liberar vários desses hormônios. Vale a pena lembrar que um corpo menos estressado, apresenta menos problemas de saúde.

4 – Aumenta a qualidade de vida

A busca por entender a relação entre homens e animais e seus benefícios para a qualidade de vida, dá origem a cada vez mais descobertas científicas, que embasam tratamentos alternativos com o auxílio dos bichos. Cães, gatos, cavalos, calopsitas e outros animais já foram usados para auxiliar o tratamento de uma série de doenças e ajudam pacientes com condições como autismo, paralisia cerebral e Alzheimer.

Se você ainda não tem algum animalzinho de estimação em casa, agora já tem bons motivos para adquirir um. Prepare-se para viver dias mais animados, alegres e saudáveis ao desfrutar da presença de um companheiro de quatro patas.

Para manter a Sua família sempre protegida faça agora mesmo uma cotação do Plano de Saúde Bradesco!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *